3 de maio de 2021

Saúde de Marapoama restringe atendimento de rotina na UBS/ESF enquanto mantem pacientes com COVID aguardando vagas

A Coordenadoria Municipal de Saúde de Marapoama restringe o atendimento de rotina enquanto está mantendo pacientes com Covid19 (Coronavírus) na Unidade de Saúde aguardando vagas em hospitais de referência para tratamento da doença. Segundo a coordenadora de Saúde, Vanessa Meneguesso, com a instalação de leitos de enfermaria na Unidade de Saúde para garantir atendimento aos pacientes do município, a orientação dos profissionais de saúde é garantir todo atendimento de urgência e emergência na unidade, mas restringir os atendimentos de rotinas. “Pedimos que os pacientes que necessitam de atendimentos de rotina para informar as suas agentes comunitária para que se tenha o encaminhamento seguro”, disse a Vanessa, ao destacar que a decisão de restringir a chegada espontânea das pessoas diretamente na Unidade de Saúde em prevenção a própria saúde dos pacientes. “Devido a falta de vagas nos hospitais de referências estamos tendo que manter pacientes que necessitam de oxigênio e tratamento intensivo na Unidade de Saúde. Isso aumenta os riscos de novas contaminação. Por esse motivo, nesse momento estamos restringindo os atendimentos”.

Para finalizar, Vanessa voltou a insistir para que as pessoas redobrem seus cuidados. “Evitem a todo o custo as aglomerações, usem máscara sempre e lavem as mãos com mais frequência ainda. Precisamos superar este momento juntos, cada um cumprindo sua responsabilidade individual”.