Ouvidoria
Câmara Marapoama: (17) 3548-1191
Atendimento
Segunda a sexta, das 13:00 às 17:00 horas

Estrutura


Quem é Marapoama

Marapoama é considerada uma ‘Ilha de Tranquilidade’. Em 2018 a cidade foi destaque do programa Globo Repórter, exibido pela Rede Globo de Televisão. Por sua tranquilidade quem chega a Marapoama, no interior de São Paulo, vindo de uma cidade grande, logo se admira.

Desde que foi criada, a cidade vive em paz. Os habitantes se chamam marapoamenses e o município se estende por 111,3 km², e conta com 3.064 habitantes, segundo o último censo. A densidade demográfica é de 27,2 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de ItajobiUrupês e Elisiário, Marapoama se situa a 21 km a Sul-Oeste de Catanduva a maior cidade nos arredores.

Situado a 464 metros de altitude, de Marapoama tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 21° 15′ 37” Sul, Longitude: 49° 7′ 39” Oeste.

Qualidade de Vida

A qualidade de vida dos moradores de Marapoama supera em muito a qualidade de vida em outros municípios. Além de ser uma Ilha de Tranquilidade no que se refere a segurança pública, Marapoama se destaca na Educação com nota 7,8 no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, na Saúde com menor índice de mortalidade infantil e atendimento médico 24 horas com agilidade e eficácia, completa infraestrutura urbana, vantagens impossíveis nas regiões metropolitanas.

Nos últimos quatro anos, Marapoama vem despertando interesse de investidores que vislumbram no município um potencial promissor para o desenvolvimento de seus empreendimentos. Apesar de ter entrado no ritmo do desenvolvimento, Marapoama mantem a qualidade de vida de sua população.

Com esse conjunto destes fatores conferiu ao município um IDH – Índice de Desenvolvimento Humano de 0.752, comparável ao de países europeus.

100% de Asfalto

Marapoama é uma das poucas cidades do país a ter praticamente 100% de suas ruas e avenidas asfaltadas, com milhares de quilômetros de galerias pluviais, guias e sarjetas.


Saneamento Básico

A cidade de Marapoama conta com um modelo em distribuição de água potável e de tratamento de esgoto sanitário compatível com os mais modernos centros urbanos. 100% da população recebe água de alta qualidade, fornecida pelo próprio Munícipio, que possui um laboratório próprio e conta com análises físico-química e bacteriológica que garante a qualidade da água.

Educação

Prefeitura trata a Educação com muito respeito e responsabilidade, entendendo sua importância para a formação e preparação de nossas crianças, jovens e adolescentes para o presente e para o futuro A qualidade de ensino é aprimorada constantemente. A começar pelos professores, que são os grandes agentes do processo educacional, tendo um papel insubstituível no desenvolvimento humano, os educadores participam de vários cursos de aperfeiçoamento contínuo e atividades de capacitação e dinamização.

Saúde

Prefeitura trata o assunto Saúde com seriedade e prioridade.Por isso nos últimos 4 anos sempre investiu para oferecer um atendimento de qualidade e respeito a população.  A população tem à sua disposição o Programa Saúde da Família, que funciona em pontos estratégicos da cidade, sem que haja necessidade de deslocamento do cidadão até a Unidade de Saúde. As equipes de atendimento são formadas por médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários.

Além disso, o município conta com atendimento odontológico, fisioterapia, terapeutas em grupos, fonoaudiólogos e pedagogos gratuitos e garantia de medicamentos através da Farmácia Municipal.

Segurança levada a sério

Uma cidade tranquila, o que não interfere na seriedade empregada na segurança pública que recebe periodicamente investimentos a fim de garantir à população totais condições de levar uma vida segura.

A cidade também possui policiais Militares e Civis. Há também um projeto intitulado CONSEG – Conselheiros de Segurança dos Bairros que atuam no auxílio de informações e levantamento de necessidades locais e o PROERD – Programa Educacional de Resistencia as Drogas e a Violência, é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) que desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula de sua escola. Outra grande inovação foi a instalação de câmeras em todas as entradas da cidade e pontos estratégicos ligadas à Central de Monitoramento gerando informações precisas em tempo real aos policiais Militares e Civis.

Top